FAQ
perguntas [e] respostas
Ainda tem alguma dúvida sobre a telefonia digital? Então, veja algumas perguntas e respostas mais frequentes que separamos para você!
Não hesite em falar com a LivreFone para tirar qualquer dúvida. Você pode falar pelo whatsapp pelo número 61 2099 6100 ou enviar um email para sac@livrefone.com.br
A telefonia pela Internet é uma tecnologia que possibilita a realização e o recebimento de chamadas por meio de uma conexão de rede. O fato de a Internet ser utilizada para a transmissão dos dados permite que a infraestrutura do sistema seja muito mais simples do que a de sistemas de telefonia convencional.
Alguns dos diferenciais proporcionados por essa tecnologia são os seguintes:
Excelente escalabilidade, que possibilita a adição de novos números ou ramais sempre que for necessário;
Disponibilidade de uma série de recursos, como atendimento personalizado aos clientes, filas de espera, gravação de ligações, compartilhamento de informações em tempo real e possibilidade da realização de chamadas de vídeo, disponíveis apenas por meio da telefonia pela Internet;
Maior mobilidade por meio de ramais remotos, que possibilitam a conexão ao seu número empresarial mesmo que não esteja no escritório.
Isso permite que o usuário trabalhe normalmente no escritório de um cliente, durante uma viagem ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet;
Gratuidade nas ligações entre os ramais da empresa.
Existem diferentes formas de aproveitar a tecnologia do telefone pela Internet, embora elas basicamente se resumam às três seguintes:
Softphones: softwares que oferecem uma experiência similar à de um telefone convencional e podem ser instalados em diversos dispositivos, como smartphones, tablets e computadores. Nesses casos, o investimento básico necessário é o da contratação de um plano VoIP;
Adaptadores de Telefones Analógicos: também conhecidos como ATAs, esses equipamentos são conectados a telefones de mesa comuns e alteram seu sinal analógico em digital, o que permite aproveitar todos os recursos do telefone pela Internet sem precisar adquirir de equipamentos robustos;
Telefones IP: equipamentos desenvolvidos especialmente para quem deseja ter máxima qualidade e possui maior disponibilidade de orçamento.
Esse tipo de telefone recebe o sinal da operadora contratada já em formato digital e disponibiliza uma grande quantidade de recursos para facilitar e agilizar as rotinas de trabalho.
Existem empresas que disponibilizam aos seus clientes planos VoIP gratuitos, mas o problema é que eles são muito limitados e contam com poucos minutos mensais, o que não é viável para empresas que querem oferecer um atendimento mais personalizado e profissional.
Por isso, a contratação de um plano especializado para as necessidades empresariais é o mais adequado.